top of page
Buscar

SOLENIDADE DE PENTECOSTES


No último Domingo, 23 de maio, a liturgia da Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes encerrando o tempo Pascal. Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Macaé, a Santa Missa foi presidida pelo pároco Padre Fábio Felippe e realizada nos horários de costume: Sábado 19h, Domingo 08h30min e 19h, com a participação presencial dos fiéis no templo e transmissão AO VIVO pelas mídias digitais da matriz.



O Catecismo da Igreja Católica afirma que “no dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731).





Celebrar Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, através da efusão do Espírito Santo a ação evangelizadora se torna viva. Na homilia o pároco destacou que os dons do Espírito interferem diretamente no modo de viver, citando o documento de Aparecida evidenciou a importância de clamar o Espírito Santo, a potência de Deus na humanidade: “Somente na graça do Espírito Santo que nós temos coragem! Muitas vezes em nossas vidas nós murmuramos e perdemos a esperança, porém devemos sempre fazer a oração “Vinde Espírito Santo!” ”.





- Hoje, dia de Pentecostes, dia em que a Igreja se torna missionária e pública, nós estamos em um contexto complicado de humanidade: a tristeza, depressão e o pânico assolando os corações e fazendo parte das nossas vidas. Por isso, precisamos ainda mais da força do Espírito Santo para nós levarmos a esperança, a fé e o amor aos corações das pessoas que mais necessitam.




Ao final da Celebração Eucarística do Domingo no horário das 19h, o círio Pascal foi apagado pelo pároco e informou aos fiéis presentes que este voltará a ser aceso no decorrer do ano apenas na realização dos Sacramentos da iniciação Cristã.




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page