Batismo

       Os sacramentos são "sinais sensíveis (palavras e ações), acessíveis à humanidade atual". Eles "realizam eficazmente a graça que significam em virtude da ação de Cristo e pelo poder do Espírito Santo" (CIC 1084). Ora, o batismo é um sacramento e como tal, imprime um caráter indelével, uma marca em quem o recebe. O Código de Direito Canônico em uníssono com a Igreja, o define como:


        Cân. 849: O batismo, porta dos sacramentos, necessário na realidade ou ao menos em desejo para a salvação, e pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando-se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando-se a devida fórmula das palavras.


       Cân. 851: A celebração do batismo deve ser devidamente preparada:
2° - os pais da criança a ser batizada, e também os que vão assumir o encargo de padrinhos, sejam convenientemente instruídos sobre o significado desse sacramento e as obrigações dele decorrentes; o pároco, por si ou por outros, cuide que os pais sejam devidamente instruídos por meio de exortações pastorais, e também mediante a oração comunitária reunindo mais famílias e, quando possível, visitando-as."

Deste modo, a Igreja, que é mãe e mestra da verdade, entende a importância do sacramento do Batismo para a salvação da pessoa e procura garantir os meios necessários para que ele aconteça efetivamente, mesmo que ainda não se entenda a profundidade do que está ocorrendo, o que se dará numa etapa posterior, com a catequese.

        Na matriz paroquial de Nossa Senhora de Fátima, o sacramento do 

batismo é realizado todo primeiro Domingo de cada mês, iniciando às 10h após a Santa Missa das 08h30min e a preparação para o batismo, no Sábado que antecede a data. A marcação é realizada com a entrega dos documentos na secretaria paroquial (no prazo estipulado) durante o horário de expediente. Clique abaixo e acesse a documentação necessária.  

* Restrições devido ao estado de Pandemia da COVID-19. 

1- Limite de seis (6) crianças por batismo
2- Restrição no número de pessoas por criança - 15 pessoas (contando com os pais e padrinhos)
3-É obrigatório o uso da máscara de proteção durante toda a cerimônia
4- Pessoas com idade inferior a 12 anos, maiores de 60 anos e grupo de risco, ainda são orientados a não participarem.