top of page
Buscar

PAPA NOMEIA NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE NOVA FRIBURGO




O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 06 de maio de 2020, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci como novo Bispo para a Diocese de Nova Friburgo.

Com a renúncia de Dom Edney Gouvêa Mattoso, agora Bispo Emérito da Diocese, o Papa Francisco designou Dom Paulo Antonio De Conto, Bispo Emérito de Montenegro, como Administrador Apostólico, encargo que assumiu em 31 de janeiro.

A Missa de posse de Dom Luiz Antonio na Diocese de Nova Friburgo será realizada em 4 de julho de 2020, às 10h. Posteriormente serão divulgados pela Diocese os detalhes referentes à celebração.


Biografia de Dom Luiz Antônio Lopes Ricci

Natural de Bauru – SP, nasceu em 16 de maio de 1966, sacerdote da Diocese de Bauru – SP. Ordenado Diácono em 26 de dezembro de 1996 e Sacerdote em 10 de julho de 1997. Cursou Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apo´stolos, ambos em Mari´lia – SP, Centros de Formac¸a~o da Provi´ncia Eclesia´stica de Botucatu.

Convalidou os Cursos de Filosofia pela Universidade do Sagrado Corac¸a~o (USC), em Bauru e de Teologia pela Faculdade Joa~o Paulo II (FAJOPA), em Mari´lia. Possui Mestrado e Doutorado em Teologia Moral pela Pontifi´cia Universidade Lateranense – Accademia Alfonsiana, de Roma. Fez po´s-doutorado em Bioe´tica pelo Centro Universita´rio Sa~o Camilo, cuja pesquisa acaba de ser publicada pela Editora Paulus, com o ti´tulo “Morte Social: Mistana´sia e Bioe´tica”. E´ vice-li´der do grupo de pesquisa “bioe´tica e direito” do Centro Universita´rio Euri´pedes de Mari´lia (UNIVEM). Foi Reitor do Semina´rio Provincial Sagrado Corac¸a~o de Jesus (2000 -2004) e Diretor Executivo da Faculdade Joa~o Paulo II.

Foi Pa´roco da Paro´quia Senhor Bom Jesus, em Cabra´lia Paulista, Administrador da Paro´quia de Santa Teresinha, em Paulista^nia e Pa´roco da Paro´quia Santa Maria, em Piratininga. Tambe´m foi Coordenador Diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e Viga´rio Geral da Diocese de Bauru.

Até sua nomeação foi Diretor da Faculdade Joa~o Paulo II, em Mari´lia e Professor Titular de Teologia Moral, Bioe´tica e Virtudes na mesma Instituic¸a~o. Era Pa´roco da Paro´quia Sa~o Cristo´va~o, em Bauru, Assessor Diocesano da Pastoral da Crianc¸a e membro do Cole´gio dos Consultores.


Brasão Episcopal







Acima, o chapéu galero verde com as doze borlas (seis de cada lado). Ele está presente em todos os brasões dos bispos da Igreja. Sua cor e o número de borlas identificam o clérigo em sua posição hierárquica. Do mesmo modo, pela tradição, também se localiza a cruz ao centro.

Na parte superior do brasão, tem-se a pomba representando o Espírito Santo, bem como fazendo alusão à Diocese de Bauru, da qual é o Divino padroeiro. Ao redor da pomba se encontram sete estrelas, simbolizando os sete dons do Espírito Santo e os Sacramentos. A cor vermelha simboliza o fogo ardente do coração dos fiéis, o Pentecostes e o sangue do martírio dos Apóstolos, os primeiros bispos da Igreja.

Abaixo da pomba se encontra um báculo, que é uma insígnia episcopal e denota a responsabilidade do bispo na missão de apascentar as ovelhas. O Espírito Santo está pousado sobre o báculo, em referência à passagem evangélica de quando Jesus é batizado e o Espírito pousa sobre Ele (Mt 3, 16-17). Este símbolo indica que o Espírito Santo conduz o bispo na missão de pastorear e evangelizar.

Na parte inferior esquerda, há um livro e uma pena, expressando a formação dos futuros sacerdotes e formação permanente. Vale destacar que Dom Ricci tem títulos acadêmicos, foi diretor da FAJOPA (Faculdade João Paulo II, da cidade de Marília-SP) e por anos lecionou, trabalhando assiduamente na formação dos seminaristas. A cor que predomina é o verde, significando a esperança e o caminho para o amadurecimento e seguimento de Cristo Mestre.

Na parte inferior direita, tem-se uma referência à Maria, Mãe de Jesus, com o título de Aparecida. O ‘M’, primeira letra do nome da mãe, está sobre um barco, designando os pescadores que encontraram a imagem e a “Igreja em saída” que tem Maria como Mãe. As ondas insinuam as águas do Rio Paraíba do Sul e o Mar (Mundo) por onde navega a Igreja. A cor azul é costumeiramente a cor mariana, e denota tranquilidade e serenidade.

Abaixo, em latim, sobre uma faixa solene está o lema episcopal escolhido: Fecit Mihi Magna, que em português significa “Fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49).


Fonte Biografia: Arquidiocese de Niterói

Fonte: Diocese de Nova Friburgo
28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page