Início do Tríduo Pascal: Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés é celebrada na Paróquia de N. Sra de Fátima, em Macaé
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Macaé, celebrou na quinta-feira (06/04), a Missa da Santa Ceia do Senhor. A celebração faz memória da última ceia do Nosso Senhor Jesus Cristo, na qual foi instituída a Eucaristia. Acontece ainda o tradicional rito do lava-pés, o translado e início da vigília.
A celebração marca o início do Tríduo Pascal que se encerra no Sábado Santo. Ao presidir a Santa Missa, o pároco Padre Fábio Felippe falou sobre a semana santa. “Desde Domingo de Ramos, Jesus está se ofertando, em um itinerário de entrega, oblação e amor”, disse o sacerdote que ainda destacou a mensagem de Jesus no ato de lavar os pés dos discípulos.
“Não é o chefe da casa que faz esse tipo de serviço. Naquele tempo era um serviço dos servos. Jesus no itinerário da entrega, como servo, ele começou a lavar os pés dos discípulos. O Rei dos reis, Senhor dos senhores se debruçou diante dos discípulos e se colocou a serviço deles. Mostrou que toda a autoridade que recebemos é para o serviço, principalmente dos mais necessitados”, expressou.
Foi durante a última ceia que Cristo instituiu Seu próprio memorial: a Sagrada Eucaristia. O sacramento da Ordem surge com essa atitude de Jesus. Nesse contexto, durante a homilia da Santa Missa, o Pe. Fábio ainda trouxe palavras do Papa Francisco.
“Hoje estamos rezando pela santificação dos sacerdotes. Inclusive, o Papa Francisco nos incentiva a mergulhar mais no Espírito Santo. Ele diz que a maturidade do sacerdote vem pela graça desse Espírito”, disse o padre que ainda completou. “Jesus também coloca o amor. A Eucaristia é o sacramento do amor. O sacerdócio é o sacramento do amor do coração de Jesus”, destacou.
O padre também direcionou palavras aos fiéis. “Temos que levantar e clamar, pedir o Espírito Santo. Isso é ser de Deus, pois somos templos da Santíssima Trindade. Não nos deixemos viver no desânimo, abatimento e acomodação, para não perder o odor de Cristo em nós”, finalizou.
Após a homilia, foi realizado o rito do lava-pés. Para esse ano foram convidados doze jovens do grupo jovem paroquial “Bom Pastor”. A escolha foi na intenção de que, unidos, todos rezassem pela juventude. “Como pastor e pároco, ando muito preocupado com os jovens, principalmente aqueles que não estão participando da igreja, que estão nas drogas ou na violência. Rezemos pela santificação da nossa juventude”, pediu.
Ao final da Santa Missa foi realizada a Transladação do Santíssimo Sacramento, momento em que o sacerdote recolheu as Hóstias Consagradas na qual foram postas na capela preparada para recebê-las. Logo em seguida a procissão aconteceu a adoração (vigília) a Jesus Cristo. Esse ato lembra, biblicamente, a noite da agonia de Cristo no horto das Oliveiras, noite em que Cristo deu solenemente o sim ao pai para beber o cálice da Paixão.
Comments