Buscar

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2021

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Macaé/RJ, Diocese de Nova Friburgo teve alegria ao celebrar o dia da sua padroeira. Além das tradicionais celebrações do dia 13 de maio foi comemorado os 40 anos de fundação da paróquia, que devido ao alto contágio da covid-19 no município não foi possível celebrar tão grande data.





Abrindo a festividade, foi realizada a novena em honra a padroeira de 04 a 12 de maio de modo virtual, em razão do decreto municipal que permitia a abertura dos templos religiosos para celebrações presenciais apenas três vezes por semana. A novena contou com a participação presencial dos fiéis apenas na Sexta, Sábado e no Domingo e todos os dias foram transmitidos AO VIVO pelas mídias digitais da paróquia.

O dia 13 de maio foi celebrado pelos fiéis com profundo espírito de devoção, ocorreu a segunda peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, pelas ruas da cidade. O percurso englobou os principais hospitais e a prefeitura, onde foram ministradas bençãos pelo pároco, um momento marcado por espiritualidade, amor mariano e notável emoção da população.






A peregrinação foi transmitida AO VIVO pelo canal do YouTube oficial da paróquia, contou com expressiva participação e através dos comentários publicados ao longo do itinerário foi observado que alguns eram de lugares distantes tal como: Buenos Aires na Argentina, Bahia-BA, São Paulo-SP entre muitos outros. Ao final da peregrinação, após a recepção calorosa da imagem peregrina pelos fiéis, foi celebrada a Santa Missa às 12h pelo padre Fábio Felippe e concelebrada pelo Monsenhor José Luiz Bustamante da paróquia São João Batista em Macaé.


Às 15h, aconteceu o Terço Mariano diante do Santíssimo Sacramento onde motivados pelo padre Fábio Felippe foi rezado pela Santa Igreja, pelo santo padre, pelo clero, pelas vocações, pelo fim desta pandemia e pelas necessidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.




Dando continuidade à programação, às 18h a celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, concelebrada pelos padres Padre Fábio Felippe – atual pároco, Padre Gleison Lima - Vigário Episcopal do Vicariato Litoral, Padre Alexandre Guidio e por demais sacerdotes da região.

Com grande entusiasmo o bispo saudou a comunidade e convidou a meditar sobre a trajetória da comunidade paroquial, passando pelo seu construtor e primeiro pároco, o Monsenhor Jesus Montoto Garcia, pelos padres Alexandre Guidio, Gelcimar Petinati até os tempos presentes com o quarto pároco padre Fábio Felippe.



-Devemos olhar o passado com gratidão para viver o presente com amor, responsabilidade, alegria e entusiasmo, pois é necessário dar continuidade a tudo que recebemos. Quando olhamos o passado, assumimos um compromisso com o presente, será que estamos semeando? Somos chamados a dar prosseguimento a comunidade e olhar o futuro com esperança que os frutos virão! Eles Virão! Gratidão, responsabilidade e esperança, é isso que estamos celebrando hoje.




O bispo diocesano sublinhou ainda a importância de Maria, de festejar o dia de Nossa Senhora de Fátima, mãe que está presente em todas as situações. “Maria colaborou grandemente na obra da Salvação com o seu “sim” generoso ao chamado de Deus para ser a mãe do Salvador. Somos todos filhos de Deus e também de Maria, pois antes de Jesus dar a Sua vida por nós na cruz nos deixou Maria como Mãe. Maria é a nossa Mãe maior.”

Embasado no Evangelho da missa (Lc1,39-47) que apresentou Maria visitando a sua prima Isabel, destacou a importância de ir ao encontro dos que mais precisam e as vezes é uma pessoa que está ao lado “Maria dirigiu-se apressadamente, após o seu “sim” generoso ele pôs-se a servir, precisamos aprender com Maria há situações que não podem esperar!”. Hoje, não é possível ir ao encontro, mais existem diversos meios de demostrar proximidade com os que sofrem “com Maria, nós aprendemos a visitar!”.





Ao final da Santa Missa, foi realizada a coroação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, por uma família pertencente a pastoral familiar da comunidade paroquial. A escolha foi devido ao ano da família em comemoração dos 5 anos da publicação da exortação apostólica “Amoris Laetitia – A alegria do amor” pelo papa Francisco. Em seguida, foi lida pelo paroquiano Thiago Botelho uma mensagem pelos 40 anos de fundação da paróquia, agradecendo aos bispos, padres, diáconos e a todos os paroquianos, leigos e leigas comprometidos com a evangelização e na construção dessa história. “Olhemos o passado da nossa paróquia e nos alegremos, pois Deus nos conduziu até o presente com bênçãos.





Hoje celebramos as graças, lutas e acima de tudo a certeza de que Deus fez história nesse chão, nesta comunidade e em Macaé ao fundar a nossa paróquia”. Seguida a homenagem, o pároco agradeceu a presença do Bispo Diocesano e dos demais sacerdotes presentes.

Encerrando o dia de comemoração, foi realizada a live-show com o cantor católico Diego Fernandes, onde teve momentos de animação, louvor e oração, rendendo graças a Deus pela festa da padroeira e pelos 40 anos de fundação da paróquia.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo